Dourado - Peixes de Bonito MS

Peixes de Bonito MS

Que os rios de Bonito (MS) e região são os mais cristalinos muita gente já sabe. E que são repletos de peixes também. Durante banhos, flutuações ou mergulho é normal deparar-se com espécies dos mais variados tamanhos, cores entre outras características peculiares.

Para saber um pouco mais sobre eles o Guia de Campo – Bonito – Conhecendo a Fauna e Flora da Serra da Bodoquena, traz explicações interessantes sobre algumas espécie. Veja abaixo:

Piraputanga: um dos peixes mais comuns da região, encontrado em grandes cardumes. Alimentam-se quase que exclusivamente de matéria vegetal. Podem pular para fora d’água para arrancar pedaços de folhas e frutos. Costuma medir entre 40 a 50 centímetros.

Mato-grosso: vivem em pequenos grupos e embora tenham comportamento tranquilo, em grupo maiores podem tornar-se agressivos, mordendo as nadadeiras de outros peixes pequenos. Tudo isso para expulsar os invasores de seu território. Costumam medir 4 centímetros.

Dourado: conhecido como o Rei dos Rios – é um predador voraz de outros peixes como a piraputanga e piaus. Consegue, ás vezes, capturar aves. Podem viver até 9 anos de idade. Costuma chegar a medir 100 centímetros.

Pacu: comem folhas, frutos, coquinhos, caranguejos e caramujos. São muito conhecidos na região pelo seu valor comercial e esportivo. Pertence a família das piranhas. Atingem 50 centímetros de comprimento.

Cascudos: ficam sempre no fundo dos rios. Sua boca localiza-se na parte inferior da cabeça e é adaptada para raspar o substrato onde se encontra. Possuem placas ósseas protegendo o corpo, dando aspecto de armadura. Varia entre 3,5 a 50 cm.

Conheça outras espécies no Guia de Campo – Bonito – Conhecendo a Fauna e Flora da Serra da Bodoquena!

Foto: Luciano Candisani