Passeio na Estância Mimosa

A Estância Mimosa é uma fazenda com 400 hectares que atua com duas atividades simultaneamente: criação de gado (atividade tradicional econômica da região), com turismo rural e ecoturismo, tendo como base conceitos de desenvolvimento sustentável.

A principal atividade da Estância Mimosa é o ecoturismo, o passeio se dedica a proporcionar aos visitantes uma experiência agradável e diferenciada. As principais ações estão sempre embasadas em três pilares fundamentais: qualidade de serviços prestados, segurança para os visitantes e conservação ambiental.

A proposta da Estância não é apenas mostrar aos visitantes as belezas naturais da região, como também um pouco da peculiar cultura sul-mato-grossense para atingir estes propósitos. A antiga sede da fazenda foi conservada em seu estilo original, recebendo apenas algumas melhorias para possibilitar a visitação turística.

O inicio do roteiro do passeio é na casa-sede da fazenda, onde é servido um lanche com doces e salgados típicos da região, preparados especialmente para os visitantes. A cozinha é cortada por uma bica de água corrente e a casa possui um redário montado à sombra de um caramanchão de maracujás, uma lagoa que serve de morada para dois jacarés, um pomar onde há diversas frutas (que podem ser colhidas), viveiro de mudas, horta e um pequeno oratório.

Depois dessa recepção caseira e aconchegante, os visitantes fazem uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio Mimoso, visitando 8 cachoeiras de tamanhos e formas variadas. No trajeto, há cinco ótimos locais para banho em piscinas naturais, além de pequenas grutas e uma plataforma com 6 metros de altura de onde se pode saltar dentro de um poço natural. É recomendável ficar atento e sempre de olhos bem abertos, pois há grandes chances de se observar animais silvestres (mais de 130 espécies de aves e mamíferos já foram catalogadas), além das árvores centenárias, orquídeas e bromélias que complementam o cenário.

Em seguida ao passeio é servido um farto e delicioso almoço no fogão à lenha, com comidas típicas e doces caseiros de sobremesa. O turista também tem a opção do passeio a cavalgada passando por morrarias, matas e invernadas com gado, podendo ainda ver e contemplar vários animais.

A Estância utiliza o Ecoturismo com ferramenta para educação ambiental. Todas as ações desenvolvidas na Estância Mimosa, visa atingir um padrão exemplar em Ecoturismo. A prioridade é o cuidado com o meio ambiente. As atividades e passeios turísticos são de baixo impacto ambiental, respeitando o limite diário de visitantes determinado pelos órgãos competentes.

Existe uma preocupação em valorizar os aspectos culturais da região envolvendo pessoas da comunidade local. É proibida a caça, pesca, extração de madeira e criação de animais domésticos prejudiciais à fauna, aliados a programas de reflorestamento. Periodicamente é feito um levantamento e catalogação das espécies animais e vegetais na área.

É dada destinação correta e adequada para os efluentes líquidos (esgoto) e separação de lixo para reciclagem. São aplicadas ações ambientais para a recuperação da qualidade e quantidade das águas do Rio Mimoso. Grande parte da produção dos alimentos oferecidos aos visitantes e funcionários é própria da fazenda. Os guias contratados são capacitados e estão em constante aprimoramento, ainda possuem informações e segurança para garantir um passeio informativo e agradável a todos.

Com informação:  www.estanciamimosa.com.br