Foto: Ismael Escote

Definição de Ecoturismo no Ministério do Turismo

O ecoturismo é o ramo da atividade turística baseado no contato com a natureza, oferecendo atividades relacionadas à conscientização e à conservação ambiental. O termo foi introduzido no Brasil no final dos anos 1980, seguindo a tendência mundial de valorização do meio ambiente. O ecoturismo está diretamente ligado ao turismo sustentável, que atende às necessidades dos turistas sem prejudicar as regiões receptoras.

As principais características do ecoturismo são: a realização de atividades como caminhada, mergulho, trilhas e safáris fotográficos; a proteção e a conservação dos recursos naturais; e ainda o estímulo à educação ambiental.

Os principais destinos de ecoturismo no Brasil estão no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste do País, como Pantanal (MT/MS), Chapada Diamantina (BA), Maceió (AL) e Barcelos (AM), ideal para a pesca esportiva. As cidades de Bonito (MS) e Foz do Iguaçu (PR) também encantam turistas brasileiros e estrangeiros com suas belas paisagens naturais. Confira aqui em nosso portal mais dicas sobre o melhor destino de ecoturismo do Brasil!

Com informações: Ministério do Turismo

32_367-RIO+DA+PRATA+++JARDIM+MS